
DIU X Fertilidade
09/09/2021
DIU e menstruação: o que muda após a inserção?
05/03/2025Muitas pacientes perguntam se o DIU (dispositivo intrauterino) pode ser colocado no mesmo dia da consulta, e a resposta é: sim! Na maioria dos casos, o dispositivo pode ser inserido no consultório, sem a necessidade de internação. O procedimento é simples, rápido e dura, em média, de 5 a 10 minutos.
Em relação ao melhor momento, o DIU pode ser inserido em qualquer fase do ciclo menstrual, mas o período mais recomendado é durante a menstruação. Isso porque, nessa fase, o colo do útero está mais dilatado, o que facilita a inserção. Além disso, muitas mulheres optam por colocar o DIU logo após o parto, reduzindo o risco de uma nova gravidez não planejada.
Entre os cuidados, antes da inserção do DIU, está a avaliação médica para garantir que tudo está certo para o procedimento. Nesta etapa, analisamos o histórico de saúde da paciente e realizamos exames como ultrassom transvaginal e papanicolau. O objetivo é descartar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e confirmar que não há uma gestação em andamento.
Como é feita a colocação do DIU?
- Primeiro, realizamos a higienização do colo do útero com um antisséptico para evitar infecções.
- Em seguida, utilizamos um espéculo para visualizar o canal vaginal e avaliamos a posição e o tamanho do útero.
- Com um aplicador especial, inserimos o DIU e o posicionamos corretamente dentro do útero.
- Quando bem colocado, suas hastes em formato de “T” se abrem e um pequeno fio fica para fora do colo do útero – ele será útil no futuro para a remoção do dispositivo.
O procedimento pode causar um leve desconforto, mas, na maioria das vezes, é bem tolerado. Caso sinta cólicas ou um incômodo leve nos primeiros dias, é normal! Isso pode ser aliviado com analgésicos comuns.
Além disso, alguns cuidados após a inserção são essenciais para garantir o sucesso do procedimento. Recomenda-se usar preservativo nos primeiros 15 dias, apesar da segurança estar plena em poucos dias, além de ficar atenta a sinais como febre, dor intensa ou sangramento anormal. Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente. Se tudo estiver bem, o ideal é retornar ao consultório entre 30 a 60 dias para uma avaliação e um ultrassom de controle.
Com uma eficácia superior a 99%, o DIU é um dos métodos contraceptivos mais seguros e não interfere na fertilidade. Assim que removido, a capacidade de engravidar volta ao normal. Existem opções hormonais e não hormonais no mercado, e alguns modelos podem durar até 10 anos.
Se você está pensando em colocar o DIU e quer mais informações, marque uma consulta conosco. O procedimento pode ser realizado através do seu plano de saúde. Agende seu atendimento de forma rápida pelo telefone (11) 3251-1245.